Informações sobre a Foto
Analisando as 3 minúsculas crateras em linha reta no piso de ENDYMION.
Cratera ENDYMION:
Diâmetro: 125 Km;
Profundidade: 4,0 Km.
Coordenadas Selenográficas: LAT: 53° 36′ 00″ N, LON: 56° 30′ 00″ E.
Período Geológico Lunar: Pré-Nectárico (-4,55 bilhões até -3,92 bilhões de anos atrás).
Melhor período de observação: 3 dias após a Lua nova ou 2 dias após a Lua cheia.
Foto: Imagem composta mostrando a área de abrangência da foto apresentada de ENDYMION e o perfil altimétrico das 3 minúsculas crateras posicionadas numa linha reta, no interior do grande piso liso e escuro de ENDYMION.
ENDYMION é uma cratera de aro circular localizada à leste do Mare FRIGORIS e ao Norte do Lacus TEMPORIS, próximo ao limbo nordeste da Lua. Por estar perto do limbo, quando observada através de telescópio, ENDYMION apresenta um formato oval ou elíptico.
A muralha exterior de um modo geral é baixa (com exceção da borda sudeste que é mais alta), larga, e um pouco desgastada.
O grande piso de ENDYMION foi inundado no passado por lava escura (baixo albedo), o que faz com que a cratera se destaque de seu meio exterior, tornando-a um alvo fácil de ser localizado. O largo piso é plano e liso, não apresentando nenhum destaque digno de nota, a não ser 4 minúsculas crateras difíceis de enxergar (das quais 3 estão em linha reta) e as tênues estrias de raios brilhantes (quase imperceptíveis), provenientes de material ejetado nos impactos que criaram certas crateras vizinhas mais jovens (como a cratera THALES).
Analisando as 3 minúsculas crateras em linha reta na superfície interna de ENDYMION:
Traçando o perfil de altimetria a laser do QuickMap (fornecido pela sonda lunar americana LRO) em cima das 3 minúsculas crateras posicionadas em linha reta no interior do piso liso e escuro de ENDYMION, chegamos às seguintes conclusões:
A primeira cratera ou cratera da esquerda (mais ao oeste), apresenta aproximadamente 5,1 km de diâmetro e 500 m de profundidade.
A segunda cratera ou cratera central do pequeno segmento reto, apresenta aproximadamente 5 Km de diâmetro e 420 m de profundidade;
A última cratera ou cratera da direita (mais ao leste), apresenta aproximadamente 4,8 km de diâmetro e 290 m de profundidade.
A primeira cratera está separada da segunda por cerca de 5 Km e a segunda cratera está separada da última por aproximadamente de 5 km também.
Conclusão:
Devido à configuração dos impactos em sequência e uma certa semelhança dimensional entre as 3 crateras, além das distâncias semelhantes entre elas, existe a possibilidade dessas 3 pequenas crateras em linha terem sido criadas por 3 fragmentos de um mesmo asteróide.
Fotos executadas com apenas 1 frame em 10 de março de 2012, 00:56:12 e o8 de abril de 2012, 02:14:48.