Informações sobre a Foto
Cratera GLUSHKO.
Revendo meus arquivos de selenofotos, encontrei uma imagem feita em 2011 da cratera de morfologia complexa GLUSHKO, com seus 43 km de diâmetro e (de acordo com a fonte de dados de perfil do QuickMap) cerca de 4 km de profundidade. GLUSHKO está posicionada perto do limbo lunar oeste e, por esse motivo, tem uma forma elíptica, a partir do nosso ponto de vista da Terra.
A cratera GLUSHKO tem sistema de raios brilhantes, incluindo um raio especialmente interessante, que executa uma curva entre as crateras Cardanus e Seleucus. A grande cratera, que faz fronteira para o lado sudeste de GLUSHKO, é Olbers, com 74 km de diâmetro.
Até 1992, a cratera GLUSHKO era chamada Olbers A. A partir de 1993, seu nome foi mudado para homenagear o engenheiro soviético Valentin Petrovich Glushko, que foi um designer de foguetes e naves espaciais, durante a corrida espacial entre USA e URSS.
Analisando a cratera Glushko com a fonte de dados de perfil do QuickMap, verifiquei a existência de um pico, que parece posicionado um pouco fora do centro, com aproximadamente 550 metros de altitude acima do fundo do piso irregular interno da cratera.
Foto executada com apenas 1 frame em 18 de março de 2011, 22:33:50.