Informações sobre a Foto
VALLIS SNELLIUS - o vale mais longo da Lua !
VALLIS SNELLIUS é uma grande depressão longitudinal, ou vale linear, com 592 Km de comprimento, orientada na direção noroeste-sudoeste e que atravessa a metade sul da cratera SNELLIUS, de onde origina seu nome.
VALLIS SNELLIUS localiza-se na região de “terras altas” cravejadas por muitas crateras de impacto, do quadrante sudeste lunar. VALLIS SNELLIUS aparenta ser um alinhamento formado pelos pisos ou fundos de várias crateras, ou seja, uma cadeia de crateras secundárias. Suas coordenadas selenográficas são: LAT: 31° 06′ 00″ S, LON: 56° 00′ 00″ E. Seu período geológico lunar é o Nectárico (Nectarian), de 3,92 bilhões a 3,85 bilhões de anos atrás.
VALLIS SNELLIUS recebeu muitos impactos de pequenos corpos ao longo de sua existência e, por isso, sua superfície apresenta-se bastante danificada e erodida. Ao longo de VALLIS SNELLIUS, existem registros de anomalias de campo magnético e anomalia gravitacional nas proximidades.
O nome SNELLIUS é em homenagem de Willebrord Snellius (1580 - 1626), que foi um astrônomo e matemático holandês.
Ao norte de VALLIS SNELLIUS localiza-se a proeminente cratera PETAVIUS, com seus 177 Km de diâmetro e 3,4 km de profundidade.
Foto executada com apenas 1 frame em: 08 de abril de 2012, 02h32m.