Informações sobre a Foto
Observatório UFOP.
Universidade de Federal de Ouro Preto (UFOP) – Escola de Minas - Museu de Ciência e Técnica – Setor de Astronomia
Praça Tiradentes No. 20 – Tel: (031)559-1531 e (031)559-1526 - Ouro Preto / MG.
As fotos desta matéria foram feitas durante visita ao Setor de Astronomia Prof. Fausto Alves de Brito, do Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas da UFOP, em 8 de abril de 2010.
Observatório Astronômico da Universidade Federal de Ouro Preto:
Cúpula Principal
Telescópio Refrator com lente Objetiva com 200mm
Fabricado por Gustav Heyde na Alemanha em 1911.
Cúpula Secundária
Telescópio Refrator com lente objetiva de 100mm, fabricado por R. Mailhat – França, no final do séc. IXX.
O Observatório Astronômico da Universidade Federal de Ouro Preto foi reaberto ao público em 01 de outubro de 2011. O Observatório foi criado no século XIX e é um dos mais antigos e tradicionais do Brasil. O telescópio refrator produzido na Alemanha pela empresa Gustav Heyde é o principal destaque do Observatório, tendo completado 100 anos em 2011, sendo considerado um dos maiores do Brasil no seu gênero. A lente objetiva deste telescópio foi substituída em 1974 permitindo uma imagem ampliada de 75 a 1000 vezes, baseado nas oculares disponíveis.
Também faz parte do acervo do Observatório da UFOP uma luneta francesa da marca R. Mailhat, fabricada no final do século XIX.
Os dois telescópios refratores do Observatório Astronômico estão em operacionais, permitindo ao público estrelas duplas, aglomerados estelares, planetas e outros objetos celestes.
Às quartas-feiras das 19 às 22h são atendidas escolas que agendaram visitas e, aos sábados de 20 às 22h, o Observatório recebe o público em geral.
O atendimento é realizado por alunos membros da Sociedade de Estudos Astronômicos de Ouro Preto (SEAOP) e bolsistas do Programa Integrado de Extensão para o Ensino e Divulgação da Ciência (Pró-Ciência) da Pró-Reitoria de Extensão da UFOP.
A SEAOP (Sociedade de Estudos Astronômicos de Ouro Preto), entidade constituída por alunos e professores da UFOP, vem desenvolvendo, em conjunto com o DETEF (Departamento de Técnicas Fundamentais de Escola de Minas), um programa educativo junto das escolas de ensino fundamental, prestando, assim, um grande serviço à comunidade.
Destacam-se em exposição permanente no setor de Astronomia do Museu de Ciência e Técnica, um grande e raro acervo de materiais e equipamentos científicos do Brasil, tais como lunetas e telescópios antigos, cartas celestes, os globos da Lua e de Marte, datados de 1718, sextantes, meteoritos, teodolitos astronômicos, com destaque para um teodolito / taqueômetro auto-redutor, fabricado por Languet de Paris/França, dentre vários outros.