Informações sobre a Foto
TRIBUTO AO GIGANTE AMIGO: Por causa de sua forte atração gravitacional, Júpiter é considerado um verdadeiro escudo protetor de nosso planeta, pois atrai para si, objetos errantes que poderiam impactar com a Terra.
Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar, com um diâmetro equatorial de 142.984 Km, sendo aproximadamente 11 vezes maior do que a Terra e tem mais que o dobro da massa de todos os outros planetas do Sistema Solar somados. É o quinto planeta em sua órbita a partir do Sol.
Por causa de sua forte atração gravitacional, o planeta Júpiter é alvo constante de choques de asteroides e cometas. Ele é considerado um verdadeiro escudo protetor de nosso planeta, pois atrai para si, objetos errantes que poderiam impactar com a Terra.
Astrônomos acreditam que, se não fosse pela força gravitacional que o gigante Júpiter exerce sobre os corpos do cinturão de asteroides (região do Sistema Solar entre as órbitas de Marte e Júpiter, que hospeda múltiplos objetos irregulares denominados asteroides), os planetas internos seriam constantemente bombardeados por asteroides. Na verdade, a presença de Júpiter, protege Mercúrio, Vênus, Terra e Marte, de potenciais colisões com asteroides!
Saiba mais sobre Júpiter em: http://www.vaztolentino.com.br/pages/74
Dados técnicos da foto:
Autor:
Ricardo José Vaz Tolentino.
Data e hora:
18/11/2010, 20h36m;
Foto com apenas 1 frame, sem longa exposição ou “empilhamento”. Não foram usados filtros.
Telescópio:
Refletor Dobsoniano SkyWatcher Collapsible Truss-Tube;
Diâmetro Espelho Primário:
305mm (12”);
Distância Focal:
1500mm;
Focal/Ratio - (f/):
5;
Tripé ou Montagem:
Dobsoniana;
Barlow:
Celestron Ultima 2X Barlow;
Câmera:
Orion StarShoot Solar System Color Imager II;