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FATORES QUE AFETAM A PRECISÃO / APLICAÇÕES GPS / SISTEMA DIRECIONAL DO RECEPTOR GPS:

 

Os receptores GPS possuem uma tela com o índice EPE (Estimated Position  Error -  Erro  Estimado  de  Posição), que  é o erro entre a posição  fornecida  pelo  GPS  e  a  real,  que atualmente está entre 5 e 15 metros (ou até menos), em boas condições de recepção, nos aparelhos civis.

Este erro ocorre em função dos seguintes fatores:

- qualidade do receptor;  

- erro de relógio no receptor: - a precisão do tempo é essencial pois, um erro de micro segundo (10-6 segundos) no  registro  do  lapso  de  tempo  da  transmissão  até  a  recepção, resulta numa diferença de 300 metros;

- quantidade e nível dos sinais recebidos, devido a qualidade geométrica dos satélites;

- fatores causados pelas camadas da atmosfera, troposfera e ionosfera, pois as freqüências dos sinais dos satélites  serão afetadas/refratadas, devido às núvensde partículas carregadas de íons e camadas de vapor de mercúrio e vapor d`água;

- multicaminhamento (reflexão / deslocamento) da onda portadora do sinal, devido a obstáculos naturais ou artificiais.

Os  erros  ocorrem  em  um raio correspondente ao valor do  EPE  e  é  oscilante, ou seja, em um raio de X metros. O ponto poderá se localizar em qualquer posição dentro deste raio, alterando a cada segundo.

                           

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DOP (Dilution Of Precision):          

É a  "geometria dos satélites",  ou seja,  a localização dos  satélites  em  relação  uns  aos  outros  sob  a perspectiva do receptor GPS.

Este fator que  é conhecido como “diluição de precisão”, torna-se importante principalmente  quando  se utiliza o  receptor  GPS  próximo a edifícios, montanhas, vales, cânions ou florestas.

               

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APLICAÇÕES DO SISTEMA GPS:

.Navegação aeronáutica;

.Navegação náutica;

.Navegação terrestre no campo (trekkings, expedições em veículos 4 X 4);

.Navegação  terrestre  urbana ( carros  com sistema  GPS para  orientar  o deslocamento em grandes cidades, com  mapas detalhados de endereços das cidades e pontos úteis como restaurantes, hotéis, shoppings, etc);

.Agrimensura;

.Agricultura (máquina  agrícula  dotada  de  sistema  GPS, armazena dados relativos à produtividade da lavoura da

  área trabalhada);

.Guarda de florestas;

.Trabalhos  de  prospecção  e  exploração  de  recursos naturais;

.Geógrafos e geólogos;

.Arqueólogos;

.Policiais e Bombeiros;

.Monitoramento de caminhões de carga, trens, etc;

.Localização para resgates e buscas (guiar helicópteros e ambulâncias);

.Lazer (caminhantes,  ciclistas,  balonistas,  pescadores, ecoturistas)  e viajantes em geral.

 

LIMITAÇÕES DO SISTEMA GPS:

O  receptor  GPS  precisa  de  visão do céu para operar.

Os sinais de satélite não penetram em vegetação densa, vales estreitos, cavernas ou na água.

Montanhas  próximas  ou  edifícios  também  afetam a precisão.

Para  o  uso  em  veículos,  deve-se  providenciar uma extensão  para  fixar  antena  externa  ou  posicionar o receptor  junto  ao  pára-brisas,  sendo  desejável  um adaptador  para  ligá-lo  ao  acendedor  de  cigarros.

 

Sistema Direcional do receptor GPS:

                                            

O sistema direcional do receptor GPS informa a direção angular de  deslocamento  (heading - HDG)  e também a direção  angular correta que  devemos  seguir  (bearing - BRG)  para  atingir  um ponto alvo no globo terrestre.

Ambas as direções são medidas em graus, e calculadas em relação ao Norte de Referência, que poderá ser o Magnético ou o Verdadeiro, dependendo da configuração do aparelho receptor.

- O  sistema  direcional usa uma “seta”  (   ---->  ) para indicar a  direção  exata  a ser seguida para atingir o

  ponto alvo (BRG). 

- O  direcionamento do GPS  NÃO é baseado  em  um sistema  magnético  como  as bússolas convencionais,

  ou seja,  não  é  utilizado o magnetismo terrestre para orientar a “seta”.

- Isto posto,  o sistema direcional do receptor GPS não funciona  quando  ele  está  parado,  necessitando  de

  uma  velocidade acima de  3 Km/h  (caminhada normal) para  operar.

   

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Informações básicas fornecidas por um aparelho receptor GPS:

Location (Lat / Lon) - Coordenadas geográficas ou geodésicas do ponto onde se encontra o viajante. Pode ser expressa de várias formas. A mais comum é GGMMSS (Graus, Minutos e Segundos).

Elelvation - Altitude do ponto em que se está, em relação ao elipsóide de revolução, que representa matematicamente o formato físico do planeta Terra. Não coincide com a altitude em relação ao nível do mar.

Trip Odometer - Odômetro da viagem (distância real percorrida desde o início do deslocamento);

Trip Time - Tempo total da viagem, desde o início do deslocamento, incluindo paradas;

Speed - Velocidade atual no deslocamento;

Average Speed - média de velocidade desde o início do deslocamento;

Max Speed - Velocidade máxima atingida desde o início do deslocamento;

Heading - Ângulo (azimute) da "proa" do viajante em relação ao norte de referência (norte verdadeiro ou magnético);

Bearing - Ângulo (azimute) entre o norte de referência (verdadeiro ou magnético) e a direção correta para o ponto que se deseja deslocar. Obs.: quando o Heading (ângulo de proa) é igual ao Bearing, o viajante está navegando na direção correta para o ponto destino (porém, isso só se aplica para plataforma fixa, ou seja, na terra (a pé, de bicicleta, de carro, etc), mas não se aplica para plataforma móvel, ou seja, água e ar (barcos e aviões)).

Sunrise - Hora/minuto/segundo em que o Sol "nascerá" no ponto em que se encontra o viajante.

Sunset - Hora/minuto/segundo em que o Sol "morrerá" no ponto em que se encontra o viajante.  

Distance - Distância em linha reta do ponto em que se está, até ao ponto destino (ou seja, até ao próximo ponto em que se deseja atingir). Se estamos em plataforma fixa, ou seja em terra (a pé, de bicicleta ou de carro) o valor do Trip Odometer quase sempre será maior (devido ao desvios dos obstáculos) do que o valor do Distance (distância em linha reta).

 

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